sábado, 3 de setembro de 2011

Consciência!

"A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, auto-consciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e ciência cognitiva."

1 João 3:19-20 "É assim, então, que saberemos que pertencemos à verdade de Deus e que o nosso coração se sente seguro na presença dele. Pois se o nosso coração nos condena, sabemos que Deus é maior do que o nosso coração e conhece tudo."

Um dos sofrimentos mais terriveis da alma é sentir-se condenado pela própria consciência: isso leva muitas pessoas a fazerem de tudo para se livrarem do medo da condenação, às vezes submetendo-se a exigências e práticas absurdas e adoecedoras.

A situação piora quando em nome de Deus, são feitas cobranças constantes, especialmente se forem de áreas que sempre podem ser melhoradas, tais como: "você precisa orar mais", ou "evangelizar mais", etc. Graças a Deus por este versiculo, em que João deixa claro que nossa consciência como a inteligência ou as emoções, e é limitada e falha como todas as funções humanas. Portanto é bastante possivel que sua consciência o acuse sem que de fato você esteja errado/a.

João nos lembra que nossa consciência não é Deus e portanto não é onisciente. Somente Deus conhece todas as coisas, só Ele nos conhece e nos ama suficientemente para poder nos julgar.  O apostolo Paulo também estava ciente disso, e sabiamente desistiu de precisar sempre ter a certeza de que estava certo. "veja o testemunho dele em 1Co 4:3-5".

Nossa consciência costuma acusar mudanças de hábitos. Por exemplo, se você estiver acostumado a ir semanalmente a igreja e numa semana qualquer ficar em casa ou sair para passear com a familia, é provavel que sua consciência o acuse de estar pecando. A palavra de Deus de fato nos orienta a não perdermos o costume de frequentar as reuniões, mas jamais estabeleceu uma lei de nunca faltar, e assim, por medo da condenação, talvez estejamos deixando de fazer coisas boas (como cuidar da nossa vida familiar), só para não "dispararmos" o alarme da consciência, que não é perfeita.


Uma recomendação útilnesses casos é conferir os ensinamentos da Biblia, especialmente do Novo testamento. se a Biblia não proibe alguma pratica mas a sua consciencia pesa, é possivel que a sua consciencia esteja se guiando por outros padrões que não a vontade de Deus. Vale a pena ionvestigar isso, talvez com amigos de confiança, com um pastor compreensivo ou com um irmão profissional da saude mental.

fonte: Biblia de estudo conselheira. Sociedade biblia do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário