sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Uma jovem adoradora.

Maria: Uma Jovem Adoradora

É preciso meditarmos na palavra para entendermos os propósitos e planos de Deus que jamais serão frustrados.
Neste tema quero compartilhar com você, as atitudes de Maria dentro do conceito de adoração.
Maria era uma jovem que estava prestes a se casar, pois era noiva. Quando o anjo Gabriel visita a Maria ela ainda não está casada, mas no mundo antigo um noivado, o primeiro passo para o casamento, podia ser feito quando as mulheres eram bastante jovens. O período entre o noivado e o casamento era de aproximadamente um ano. De acordo com a lei judaica, o noivado estabelecia uma relação que era tão comprometedora quanto ao casamento; só um divórcio poderia dissolver o relacionamento.
Maria estava se guardando em santidade para o seu noivo, pois ainda era virgem.

"No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus , para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria".

É interessante ressaltar o cuidado de Deus para com o seu povo pois havia naquele tempo muitas jovens virgens.

Deus escolheu Maria não por méritos próprios, mas pelo seu imerecido favor (a graça divina).

"Salve agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres"
Lucas 1.28

Mas não podemos deixar de observar o comportamento e as virtudes de Maria.

Encontramos em Maria a pré-disposição de servir e honrar a Deus. A pré-disposição é uma das atitudes de um verdadeiro adorador.
Infelizmente em nossos dias o que mais encontramos ao lidarmos com pessoas é uma pré-disposição para não fazer a obra de Deus.
Muitas vezes queremos fazer a obra de Deus do nosso jeito, no nosso tempo ou quando nos sobra um tempo, quando que em Maria enxergamos a disponibilidade para que a vontade de Deus fosse cumprida.

Maria ao receber a notícia do anjo Gabriel, se preocupou em saber como tudo aquilo aconteceria e não questionou a escolha de Deus quanto a sua pessoa.

"E disse Maria ao anjo: como se fará isso, visto que não conheço o varão?"
Lucas 1.34

Um verdadeiro adorador não questiona o agir de Deus mas se preocupa em como fazer e obedecer o que Deus esta mandando.

Virtudes de um verdadeiro adorador

Temor a Deus: Um noivado naquele tempo poderia durar até um ano aproximadamente, mesmo assim Maria sendo ainda uma jovem permanecia virgem, inviolável se guardando para o seu amado. Da mesma forma um verdadeiro adorador, é temente a Deus, invulnerável, não é levado por qualquer vento de doutrina, não é comprado por prazeres momentâneos, mas ele se guarda para o noivo Jesus Cristo.

 "O Temor do Senhor é o princípio de toda sabedoria"

Disponibilidade: Apesar de estar noiva e sabendo que aquela gravidez poderia romper o seu relacionamento com José e trazer sérias conseqüências para o seu relacionamento no âmbito familiar e social, pois muitos poderiam duvidar dela quanto a sua gravidez sobrenatural, gerada pelo Espírito Santo, até mesmo o próprio José, porque ela ainda não sabia que o anjo o visitaria também. A ponto de correr o risco de ser apedrejada, ela se prontificou em fazer a vontade de Deus depositando a sua total confiança no Senhor.

Submissão e obediência: Após o anuncio e o diálogo com o anjo Gabriel, Maria se rende a autoridade suprema de Deus.

"Eis aqui a tua serva, cumpra se em mim segundo a sua palavra"
 Lucas.1.38

Um verdadeiro adorador é submisso e obediente a vontade de Deus, ele se dispõe a agradá-lo e não a homens.

Fé: Maria acreditou na promessa de Deus, e recebeu o milagre em seu ventre, pois o anjo Gabriel afirmou que aquela gravidez aconteceria, mediante o poder sobrenatural do Espírito Santo de Deus. Quantos estão subindo em um  púlpito para louvar a Deus apenas com os seus lábios e o coração esta longe de Deus? Muitas vezes não crêem nem no que estam louvando. Um verdadeiro adorador acredita na palavra que esta louvando. Ele congrega, ele crê pela fé, é dizimista fiel, se envolve no trabalho do ministério e reconhece a autoridade constituída por Deus, como o seu Pastor e o seu líder.

Humildade: No evangelho de Lucas podemos observar a humildade e o reconhecimento de Maria quanto ao Poder e a Santidade de Deus. Um texto que muitos desconhecem ou deixam de lado. O fato é que Maria ao louvar a Deus por este milagre em sua vida e na vida de sua prima Isabel, expõe a sua humanidade, reconhecendo a divindade de Jesus Cristo, O Emannuel, o ( Deus conosco) o seu Senhor e Salvador. Ela se colocou como serva e não como um ser divino, pois sabia que era apenas uma simples mortal, que recebera a graça divina (favor imerecido), ao ser escolhida para da a luz ao Salvador.

 " Disse então Maria: a minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus o meu Salvador, porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que desde agora, todas as gerações me chamaram bem-aventurada. Porque me fez grandes coisas o Poderoso ;  e Santo é o seu Nome".
Lucas 1:48.

Inspirada pelo Espírito Santo Maria oferta a Deus um louvor de gratidão reconhecendo a sua total dependência do Senhor.

Compreendemos que Maria não é digna de adoração e nem pode ser mediadora ou intercessora em nosso favor, como outras denominações a colocam, destorcendo as verdades da palavra, mas alguém que estava disposta a fazer a vontade de Deus.

"Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te Satanás, porque esta escrito : Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto" Mateus 4.10.
"Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem" I Timóteo 2.5.
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; e ninguém vem ao Pai se não por mim"
João 14.6.

É importante ressaltar que Maria se manteve integra no propósito de Deus, e até o nascimento de Jesus não manteve relações sexuais com o seu esposo. Após o nascimento de Jesus teve um relacionamento normal com o seu esposo José como qualquer casal em suas intimidades sexuais gerando assim outros filhos.

"Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? e escandalizavam-se nele" Marcos 6.3.

As virtudes de Maria nos leva a enxergar o quanto precisamos crescer e desenvolver o ministério de louvor e adoração tão precioso que nos foi confiado pela graça divina.
A busca do homem pelo poder e pela glória, tem levado igrejas e ministérios a divisão e a ruína. Principalmente quando se refere ao altar, que em nossos dias são transformando em verdadeiros palcos de shows.
Quando temos plena consciência que o nosso coração é o altar de Deus, entendemos que o púlpito ou onde estivermos adorando , não será transformado em um palco de Show, mas no lugar onde Deus há de Manifestar a sua glória.

Maria não buscou glória para si, mas o homem influênciado por Satanás tem buscado a glória própria, o reconhecimento, pois ele sempre ambicionou o lugar de Deus, algo que jamais ele ira conseguir.
Não se deixe levar por fábulas, e por mentiras de pessoas que estão prontas a tomarem suas decisões sem medir suas conseqüências.
Você que é levita, adorador na casa de Deus, seja submisso aos seus líderes, mantenha uma vida de oração e intercessão.
Se algo não te agrada, ore não seja rebelde, mas ore a Deus pois Ele pode mudar toda e qualquer situação.
Maria permaneceu fiel aos princípios de Deus e até o fim o servia de todo o coração.

"Todos perseveravam unânime em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos"
Atos 1.14.

Eu convido você levita, adorador da casa do Senhor, a lançar fora os seus conceitos e pré-conceitos e as suas ideologias humanas, a enterrá-las junto com o seu velho homem, e a enxergar à luz da palavra de Deus, verdadeiros princípios de adoração e louvor,  pois:

  "O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é espírito"
João 3.6.

A maior honra que podemos receber nessa terra é sermos servos de Deus, disponíveis, para fazermos a sua vontade.

Portanto a minha oração é para que você seja um verdadeiro adorador cheio do Espírito Santo, pronto a obedecer a vontade do Pai Celestial e ser um canal de benção nas mãos dele assim como esta jovem chamada Maria.

Pb. Renato.
Líder do Ministério de Louvor IBEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário