domingo, 7 de agosto de 2011

Proposito de Deus!

Missão e missões? Vamos à origem dos termos.
Missio Dei “Missão de Deus” e missiones ecclesiae “missões das igrejas”, podemos destacar como Missio Dei, declarar que Deus é um Deus para as pessoas, e Missiones Eclesiae, todo empreendimento da igreja que colabora para a missio dei.
Desde o inicio, podemos observar o propósito de Deus.  Ao analisarmos o livro de Genesis, observamos que nos três primeiros dias, são criados três reinos (Luz, Céu e águas, e Terras e mares), e nos três próximos dias, são criados os elementos que devem ter domínio sobre estes reinos (Luzeiros, Aves e peixes, e Animais) e por final o homem é criado para governar a criação em nome de Deus. 
Podemos observar ao decorrer dos próximos versículos, que Deus assim criou uma ajudadora para Adão, criando assim Deus, Homem e mulher a sua imagem e semelhança, observo, que no inicio, Deus criou uma ajudadora de igual para Adão, onde não existia uma autoridade masculina, mas sim uma igualdade entre ambos, apesar do homem exercer certa prioridade relacional (e não essencial), digamos relacional devido sua ordem de criação, pelo fato de nomear toda criação, inclusive sua varoa e pelo fato de ser chamado, enquanto individuo, pelo nome da raça inteira.
Devemos ressaltar que deve prevalecer a complementaridade e igualdade, de acordo com Genesis 2:23, Adão  reconhece seu próprio reflexo na mulher “Osso dos meus ossos, e carne da minha carne”.
No decorrer temos a tentação e a queda do homem e da mulher, a entrada do pecado neste mundo, seus efeitos foram sobre todos, homem, mulher e toda a terra, cada um sofreu sua conseqüência.  
Percebemos assim na criação, o intuito de Deus em criar um “ser múltiplo” que refletisse sua imagem e semelhança (não fisicamente, pois Deus é Espírito), o homem para viver em comunidade com seu próximo, a fim de que esta convivência refletisse tanto a multiplicidade de pessoas dentro da divindade, quanto à convivência entre elas. Com a queda, isso tornou rivalidade, o homem se rebelou contra Deus.
O Propósito inicial de Deus não para, devido à queda. Deus sempre está por perto e não mudou o seu propósito, veremos agora que o mundo estava em ordem, ficou em desordem devido o pecado, porém todo o propósito continua e levará a uma nova ordem.  
Podemos observar na chamada de Abraão, em Genesis 12:1-4 a continuidade de Deus em seu propósito ao chamar Abraão para que saia de sua parentela e o siga, que se dirija para uma nova terra que ainda seria revelada, e Deus ainda declara que por isso seriam abençoadas todas as famílias da terra. Esse é o primeiro IDE, enxergamos que agora depende de um relacionamento, um esforço. Eu e você precisamos sair de nosso conforto apenas, e nos relacionar, abençoar essa terra, demonstrando a grandeza do Pai.
Deus mais uma vez, nos providencia a redenção, nos torna reconciliados através de seu filho Jesus Cristo. A Morte de cruz era seu propósito, preço pela humanidade, agora, pois salvos pela graça.
O propósito continua, em Apocalipse 21:1-5 podemos observar um novo céu e uma nova terra. A ordem volta novamente. Glórias a Deus, o reinado com Cristo.  A tarefa missionária é de fazer conhecida a promessa de Deus para a renovação da sua criação e o resgate dos seus povos. (2 Co 5:17 e Romanos 8:18-21)

Fonte: Reflexão através do estudo Betel (curso de lideres de missão para igreja local).

Um comentário:

  1. Amor, parabéns pela sua bela abordagem dos textos. Sou suspeita, mas amo a maneira com você escreve. Deus te abençoe, querido!

    Bjs da sua noiva Suh

    ResponderExcluir